Notícias

Cirurgias de alta complexidade no Hospital São Vicente confirmam Guarapuava como centro avançado em neurologia

Cirurgias de alta complexidade no Hospital São Vicente confirmam Guarapuava como centro avançado em neurologia

Casos desafiadores são acompanhados por especialista de renome mundial e chegam a resultados satisfatórios

Neurocirurgias de alta complexidade e desafio técnico foram realizadas, com sucesso, em Guarapuava, pela equipe do Centro Avançado de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital São Vicente. Os procedimentos servem para ratificar Guarapuava como um núcleo de referência em neurocirurgia no Paraná e no Brasil, de acordo com o neurocirurgião e pesquisador Gustavo Isolan, que participou das cirurgias.

Os trabalhos foram liderados pelos neurocirurgiões Lucas Martins e Junio Pardins, com acompanhamento do chefe da Neurocirurgia Vascular do Hospital das Clínicas de São Paulo, professor Eberval Gadelha Figueiredo. A equipe é coordenada pelo médico Bruno Saciloto, neurocirurgião e cirurgião de coluna, do Hospital São Vicente.

LESÕES GRAVES NO CÉREBRO

Os três pacientes que foram operados com microneurocirurgia apresentavam graves lesões no cérebro, num grau de dificuldade extrema para a ciência. Dois deles tinham grandes tumores da base do crânio (neurinoma do acústico) e hoje se encontram em recuperação, sem qualquer sequela.

O outro paciente era portador de um aneurisma gigante no topo da artéria basilar, para o qual foi tentado tratamento prévio em Curitiba, sem êxito. O caso era complexo e de alto risco, razão pela qual foi convidado para vir a Guarapuava o professor Eberval Figueiredo, um dos maiores especialistas do Brasil, com experiências mundiais neste tipo de doença. O resultado foi considerado totalmente positivo.

Esses casos fazem parte de um grupo de 40 pacientes com doenças neurocirúrgicas que são operados todo mês pela equipe do Centro Avançado de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital São Vicente em Guarapuava.