Novembro Vermelho marca conscientização sobre Câncer Bucal


Novembro Vermelho marca conscientização sobre Câncer Bucal

Lei paranaense de 2019 instituiu o mês para conscientização sobre o câncer de boca.

 

Durante todo o mês de novembro, ações marcam a prevenção para o câncer bucal. São estimados 15 mil novos casos no Brasil por ano, sendo 900 deles no Paraná. Por isso, alertar a população sobre os sintomas, sinais de alerta e prevenção faz parte dos pilares do Hospital São Vicente, que versam não só no tratamento, mas na prevenção e diagnóstico de doenças como o câncer.

 Os principais sinais de alerta são lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengiva, céu da boca ou bochechas, nódulos no pescoço e rouquidão persistente. Em casos mais avançados, há dificuldade para engolir e falar, sensação de que algo está preso na garganta e dificuldade para movimentar a língua.

Dessa maneira, é importante estar atento a qualquer alteração na boca, como aftas que não cicatrizam. Ao notar qualquer sinal suspeito, é importante buscar o atendimento de um Dentista.

Alguns hábitos podem aumentar o risco de câncer bucal, sendo:

·       Tabagismo: o consumo seja cigarro convencional ou eletrônico, ou ainda derivados do tabaco como cigarro de palha, aumenta o risco de desenvolver câncer de boca e de faringe. Quanto maior o número de cigarros fumados, maior o risco;

·       Consumo de bebidas alcoólicas;

·       Exposição ao sol sem proteção solar aumenta o risco para câncer nos lábios;

·       Excesso de gordura corporal;

·       Exposição a alguns elementos químicos, como amianto, poeira de cimento, fuligem de carvão e agrotóxicos por exemplo, está associada ao desenvolvimento de câncer de boca;

·       Infecção pelo vírus HPV está relacionado a alguns casos de câncer de orofaringe.

Portanto, a prevenção está em adotar hábitos de vida saudáveis, como evitar bebidas alcoólicas, não fumar e manter o peso corporal adequado. Além disso, manter uma boa higiene bucal também é imprescindível, bem como usar preservativo na prática do sexo oral.