Primeiras cirurgias no Hospital São Vicente - Unidade Cidade dos Lagos


Primeiras cirurgias no Hospital São Vicente - Unidade Cidade dos Lagos

Mais uma data histórica nas memórias do Hospital São Vicente

 

O dia de 19 de fevereiro de 2024 ficou marcado na memória de colaboradores, diretoria, membros da provedoria e pacientes. Neste dia, o Hospital realizou as duas primeiras cirurgias oncológicas de mama, realizadas pelo dr. Leonardo Gavarrete, anestesista Dr. Ken Shima Junior, além da equipe de enfermagem, nas novas instalações do Hospital São Vicente Unidade Cidade dos Lagos.

Em funcionamento desde 2020 com a quimioterapia, 2022 com a radioterapia e Centro de Diagnóstico por Imagem, o Hospital agora dá os próximos passos para o atendimento hospitalar completo, conduzindo a implantação de protocolos e fluxos de internação para enfermarias e Unidade de Terapia Intensiva – UTI. Isso para que a inauguração completa ocorra dentro dos próximos períodos.

Este dia também ficou marcado para familiares e amigos do João Napoleão. Ele foi um grande apoiador do Hospital São Vicente. Desde o início do projeto, fez parte comissão gestora do Cancer Center São Vicente. Foi interlocutor dos primeiros recursos angariados e destinados pela Câmara Municipal de Guarapuava, por meio de economias realizadas durante o exercício. Essas economias, que antes eram devolvidas para a prefeitura, tornaram-se termo de fomento, para que fosse possível construir o Hospital do Câncer, que hoje também abrigará outras especialidades como neurologia e cardiologia. Assim, possibilitou a ampliação de todos esses serviços e mais.

Com a transferência desses serviços para a Unidade Cidade dos Lagos, a Unidade Centro terá espaço para, futuramente, ampliar os serviços da rede materno-infantil.

Foi ele o autor da Lei que permitiu que as sobras no caixa da Câmara de Vereadores fossem destinadas a entidades, o que beneficiou não somente o HSV, mas dezenas de entidades beneficentes da nossa cidade e da região, pois o projeto dele virou exemplo para outras câmaras legislativas.

Já foram mais de 28 milhões de reais de economias do poder legislativo de Guarapuava, juntamente com o esforço do executivo, somente para o Hospital São Vicente, além de outras entidades filantrópicas que foram beneficiadas pela Lei.

Prova de que esses recursos foram fundamentais para o São Vicente é que proporcionaram o início das estruturas das alas de internação do Hospital e equipamentos estratégicos para o funcionamento, como os geradores de energia e software de upgrade para Radioterapia. Assim, possibilitando a aplicação do hipofracionamento (menos doses de radiação) e radiocirurgia, especialmente para o SUS. Visto toda contribuição, em memória ao João Napoleão, toda a diretoria e conselheiros do Hospital São Vicente decidiram homenageá-lo, nomeando a ala de Quimioterapia, que a partir de 19 de fevereiro, passou a chamar-se Ala de Quimioterapia João Napoleão.

 

Confira as fotos aqui