Canal de Denúncias
Aqui você pode encontrar orientações destinadas a pacientes, familiares, acompanhantes.
Objetivo do Canal de Denúncia
O Canal de Denúncias é um dos pilares do Programa de Compliance, tem como objetivo a manifestação, rápida e segura, de eventos não condizentes com a postura da instituição, ou seja, da violação das diretrizes que regulam o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo. Trata-se de um canal confidencial e seguro, uma vez que a identidade do denunciante e dos envolvidos é preservada.
Como Funciona
- Todos os dias
- Os relatos são confidenciais e sigilosos
- A denúncia pode ser identificada ou anônima
Como Acessar o Canal
compliance@hospitalsaovicente.org.br
O Que Relatar No Canal De Denúncias?
O canal de denúncias foi projetado para condutas que não estão em conformidade com as políticas internas, as diretrizes de conduta ética e a legislação vigente.
O canal de denúncia é exclusivo para o registro de denúncias. Para sugestões, reclamações, utilize o canal da ouvidoria. São consideradas denúncias:
- Conflito de interesses;
- Fraude, corrupção e/ou suborno;
- Assédio seja moral e/ou sexual;
- Violação das Diretrizes de Conduta Ética;
- Condutas não conformes com a postura adotada no hospital.
Como Fazer o Relato?
- O QUE? Deve-se relatar detalhadamente o fato ocorrido;
- QUANDO? Data do evento;
- QUEM? Nome das pessoas envolvidas e testemunhas;
- ONDE? Local da ocorrência;
- PROVA? Anexar materiais que possam ser analisados.
Após Denúncia
Após o registro da denúncia, esta é apurada pela Comissão de Compliance. Os integrantes irão analisar a denúncia, os anexos e então será planejado um plano de investigação, para que o fato seja averiguado. Para análise da denúncia, estima-se um prazo de 90 dias.
Medidas De Correção
Conforme o apresentado no Programa de Compliance e nas Diretrizes de Conduta Ética em caso de não conformidade faz-se necessário medidas de correção, aos integrantes, clientes, corpo clínico, parceiros, fornecedores e ou terceiros.
As medidas de correção são recomendações dos setores, Jurídico, Marketing, Relações Públicas e Negócios, que determinam as correções necessárias.
Se o caso envolver parceiros, fornecedores e/ou terceiros, dependendo da gravidade, o setor de Marketing, Relações Públicas e Negócios analisa o caso e formaliza a medida de correção.
O setor Jurídico faz a intermediação caso esteja relacionado ao cliente e corpo clínico;
Se relacionado aos integrantes o setor de Recursos Humanos orienta o setor responsável pelo integrante sobre a medida de correção.