Canal de Denúncias

Canal de Denúncias

Aqui você pode encontrar orientações destinadas a pacientes, familiares, acompanhantes.

Objetivo do Canal de Denúncia


O Canal de Denúncias é um dos pilares do Programa de Compliance, tem como objetivo a manifestação, rápida e segura, de eventos não condizentes com a postura da instituição, ou seja, da violação das diretrizes que regulam o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo. Trata-se de um canal confidencial e seguro, uma vez que a identidade do denunciante e dos envolvidos é preservada.


Como Funciona

  • Todos os dias
  • Os relatos são confidenciais e sigilosos
  • A denúncia pode ser identificada ou anônima

Como Acessar o Canal


compliance@hospitalsaovicente.org.br


O Que Relatar No Canal De Denúncias?


O canal de denúncias foi projetado para condutas que não estão em conformidade com as políticas internas, as diretrizes de conduta ética e a legislação vigente.

O canal de denúncia é exclusivo para o registro de denúncias. Para sugestões, reclamações, utilize o canal da ouvidoria. São consideradas denúncias:

  • Conflito de interesses;
  • Fraude, corrupção e/ou suborno;
  • Assédio seja moral e/ou sexual;
  • Violação das Diretrizes de Conduta Ética;
  • Condutas não conformes com a postura adotada no hospital.

Como Fazer o Relato?


  • O QUE? Deve-se relatar detalhadamente o fato ocorrido;
  • QUANDO? Data do evento;
  • QUEM? Nome das pessoas envolvidas e testemunhas;
  • ONDE? Local da ocorrência;
  • PROVA? Anexar materiais que possam ser analisados.

Após Denúncia


Após o registro da denúncia, esta é apurada pela Comissão de Compliance. Os integrantes irão analisar a denúncia, os anexos e então será planejado um plano de investigação, para que o fato seja averiguado. Para análise da denúncia, estima-se um prazo de 90 dias.


Medidas De Correção


Conforme o apresentado no Programa de Compliance e nas Diretrizes de Conduta Ética em caso de não conformidade faz-se necessário medidas de correção, aos integrantes, clientes, corpo clínico, parceiros, fornecedores e ou terceiros.

As medidas de correção são recomendações dos setores, Jurídico, Marketing, Relações Públicas e Negócios, que determinam as correções necessárias.

Se o caso envolver parceiros, fornecedores e/ou terceiros, dependendo da gravidade, o setor de Marketing, Relações Públicas e Negócios analisa o caso e formaliza a medida de correção.

O setor Jurídico faz a intermediação caso esteja relacionado ao cliente e corpo clínico;

Se relacionado aos integrantes o setor de Recursos Humanos orienta o setor responsável pelo integrante sobre a medida de correção.